quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que é uma experiência de oração da RCC ?

Nesse final de semana (Sexta , Sábado e Domingo) será realizado uma experiência de Oração no Centro Diocesano Dom Arcângelo Cerqua a antiga Olaria. Será uma experiência conduzida pelos membros da Renovação Carismática Cátolica - RCC.

Todas as pessoas que participam de uma experiência de oração pela primeira vez saem encantadas e muitas delas realmente iniciam um bonito processo de conversão pessoal; mas afinal de contas o que é uma experiência de oração. Vejamos a seguir:

Os encontros chamados Experiência de Oração normalmente são realizados durante os finais de semana, iniciando na sexta-feira e terminando no domingo. Alguns grupos o realizam de forma aberta (a pessoa volta para casa e retorna no dia seguinte), enquanto outros realizam encontro fechado (os participantes dormem no local).

Na Igreja o movimento responsável é a Renovação Carismática Católica. A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecido, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias: Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado “A Cruz e o Punhal” de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida! O interessante é que experiências parecidas aconteceram em diversos outros lugares do planeta sem que se tivesse contato uma com a outra. A Renovação Carismática “explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou”(16) . Para o Cardeal Suenens isto também despertou uma curiosidade, ou seja, “sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”.

Durante o retiro, há diversas pregações em que são trabalhos alguns temas específicos são trabalhados, como AMOR DO PAI, PECADO, JESUS SALVADOR, FÉ E CONVERSÃO (SENHORIO DE JESUS), MARIA, ESPÍRITO SANTO E COMUNIDADE. Os grupos ainda realizam dinâmicas e e partilhas para preparar a Efusãono Espírito Santo, característica da Renovação Carismática Católica.

O objetivo é anunciar a Boa Nova de Cristo, e fazer com que as pessoas iniciem um grande processo de conversão pessoal. A partir do encontro pessoal com Jesus, os participantes da Experiência de Oração iniciam um processo de caminhada no grupo, através dos grupos de perseverança.

Na pregação sobre o Amor do Pai o objetivo é apresentar o imenso amor de Deus pelos homens, levar as pessoas a sentirem e terem uma profunda experiência com esse amor. Lembrando-as que: Deus é amor, Deus as ama, Ama é como um pai, Deus é Amor Eterno, Deus é Amor ilimitado, Deus é Amor incondicional e o Plano de Deus. Passagens sugeridas: Is 49, 14-15; I Jo 4, 8.16; Is 54, 10; Jr 31, 3, Is 43, 1-5.

Na pregação sobre o Pecado o objetivo é mostrar o grande motivo pelo qual não conseguimos sentir o amor de Deus e ficamos tão infelizes. Dizer que o pecado é uma grande barreira que nos afasta de Deus e que nenhum ser humano pôde ou pode tirar.

Os tópicos abordados são: Algo está errado / devemos conhecer o problema; a história do pecado (Adão e Eva); o que é o pecado e como pecamos; o fruto do pecado e a consciência de que não podemos nos livrar sozinhos. As passagens sugeridas são: Rm 6, 23; Dt 18, 9-14; Hb 9, 27; At 19, 19; Gl 5, 19-21; Mc 1, 14-15; Gn 1, 2-3; Is 59, 1-2; Rm 3, 23.

Na pregação sobre Jesus Salvador o objetivo é apresentar Jesus como libertador do pecado, fonte única de salvação e última e eterna aliança. Apresentar um pouco de sua história, frisando sua paixão e dando especial ênfase para sua Ressurreição. Os tópicos abordados são: Deus vem ao encontro do homem; História das alianças; Jesus é a última aliança; Jesus já nos salvou; Paixão de Jesus; Ressurreição de Jesus. As passagens sugeridas são: Lc 23, 24; Hb 4, 15; II Cor 5, 17; Jr 31, 34; Mc 10, 46-52; Jo 3, 16-17; Jo 16, 33; Rm 7, 19.


Na pregação sobre Fé e Conversão e o Senhorio de Jesus o objetivo é mostrar que devemos acreditar em Jesus e na Salvação e, por ela, mudar nossos atos, vivermos em Deus e aceitar Jesus como Senhor, dono de tudo o que somos. Os tópicos abordados são: Necessidade de ter fé e o que é fé;a fé causa em nós a conversão;devemos mudar; devemos aceitar Jesus como Senhor em todas as áreas de nossa vida. As passagens sugeridas são: Ef 2, 8; At 13, 38; Fl 2, 9; Rm 5, 12; At 2, 36; Rm 1, 17; Rm 10, 9-10; Hb 11, 1; Gl 2, 16.

Na pregação sobre Maria o objetivo é apresentar Maria como mãe de Deus, escolhida, modelo de aceitação e humildade, mãe da humanidade e nossa intercessora. Os tópicos abordados são: Maria exemplo de vida; Mulher fiel, forte e temente a Deus; Modelo de entrega; Maria intercessora; Mãe da humanidade; Maria amada, não adorada As passagens sugeridas são: Lc 1.2; Jo 2; I Tm 2, 5; Is 7, 14.

Na pregação sobre o Espírito Santo o objetivo é apresentar a promessa do alto, o Espírito que Jesus deixou, a força para que o cristão consiga viver a fé e a conversão. Os tópicos abordados são: Espírito, força de Deus; o Espírito Santo no Antigo Testamento; a promessa do alto; Pentecostes – os apóstolos; Promessa para hoje; Efusão. As passagens sugeridas são: Jo 16; At 2; Ez 36.

Na pregação sobre Perseverança e Vida em comunidade o objetivo é falar da necessidade de caminhar com passos firmes em direção à Deus, de começar uma vida de constante conversão. Integrar a pessoa à comunidade. Os tópicos abordados são: Importância da comunidade; necessidade de perseverar; como Perseverar; Bíblia, Oração, Missa, etc. e como integrar-se ao grupo de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário